quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"Reduz pra 40 que o Brasil aumenta"

Estiveram presentes cerca de 20 Sindicatos e Entidades.
O vereador Francisco Chagas presidiu o evento e compuseram a mesa da Solenidade: O Presidente da CUT SP - Adi dos Santos; o Coordenador Geral do Sindicato dos Químicos de SP – Osvaldo Bezerra; a Presidente do Sindicato dos Municipais – Irene, CNQ – Lucineide Varjão; Executiva da CUT Nacional – Donizete; FETEQUIM – Nilson; Sindicato dos Vidreiros – Ivonete e o vice-presidente do SINTRAEMFA – Júlio.

PEC (Proposta de Emenda da Constituição) 231/95, propõe a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, o aumento do valor da hora extra de 50% para, no mínimo 75% do valor da hora normal para todos os trabalhadores(as), e vai agora para aprovação em plenário da Câmara Federal.

Durante a Solenidade foi ressaltada a importância da aprovação da PEC, pois reduzir jornada de trabalho significa aumentar postos de trabalho e, portanto, gerar mais empregos, ampliar a qualidade de vida do trabalhador(a), com mais tempo livre para lazer e família, aumentar a produtividade e dinamizar a economia.

Muitas categorias já conquistaram às 40H semanais, mas essa mobilização é para que esse direito seja estendido a todos os trabalhadores(as) do território nacional.

Em 1907 a primeira grande Greve Geral dos Trabalhadores aqui no Brasil, tinha como principal bandeira de luta o estabelecimento de uma jornada de trabalho de 48 horas semanais, é na Constituição de 1934 que a jornada de 48 horas foi estabelecida para todo o Brasil. Na Constituição de 1988, depois de muita luta dos trabalhadores, a jornada de trabalho foi reduzida para 44 horas semanais.

Três anos antes, em 1985, o Sindicato dos Químicos e dos Plásticos de São Paulo protagonizaram uma importante luta que terminou com a conquista pelas duas categorias da redução da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais. O exemplo de São Paulo foi seguido por outras categorias por todo o país, até que na constituinte de 1988 foi confirmada a redução da jornada de trabalho”, lembrou Osvaldo Bezerra (coord do Sindicato dos Químicos de SP).

O Vereador Francisco Chagas encerrou agradecendo aos vereadores por terem transformado a sessão ordinária nessa Solenidade em apoio a PEC 231/95, destacando que o avanço da tecnologia, as máquinas, deveriam diminuir o cansaço humano, mas o que aconteceu é que alguns se apropriaram desse avanço fazendo com que outros trabalhem muito. O trabalho foi transformado em mercadoria e perdemos a dimensão do cidadão.
Ressaltou que todo suor do corpo é trabalho, portanto o trabalho doméstico tem quer ser reconhecido como tal.

Libertar o HOMEM e a MULHER do cansaço é condição essencial para uma sociedade mais justa e igualitária.

Vamos mobilizar e exigir da Câmara Federal a aprovação da redução de jornada de trabalho, porque o trabalhador e a trabalhadora merecem.

A votação está programada para ocorrer entre os dias 26 e 27 de outubro.

0 comentários:

Postar um comentário