quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Audiência Pública de Sapopemba

Estiveram presentes na audiência pública realizada no último dia 21 em Sapopemba, cerca de 200 pessoas.

A mesa foi composta pelas autoridades presentes: Vereador Francisco Chagas, Assessor do Subprefeito de Vila Prudente/Sapopemba; Assessor do Secretário de Saúde; Supervisora Regional de Saúde; Coordenadora de Educação Ambiental; Diretor Comercial da COHAB; Coordenador do Fórum Assistência Social da Cidade; Gerente do CAT (Sec de Trabalho); Representante da CET e das Secretarias de Direitos Humanos, Assistência Social, Pessoa com deficiência e mobilidade reduzida.

A população relatou os problemas que a região enfrenta como:
- iluminação precária

- urgência na canalização dos córregos dos Machado e Beira Rio

- denunciaram a carência de transporte público e aproveitaram também para cobrar a chegada do metrô até Sapopemba e São Mateus

- a saúde na região deixa muito a desejar, como a demora no atendimento

- reivindicaram a construção de novas UBS, com destaque especial a de Vila Primavera, que o Vereador Francisco Chagas já havia encaminhado emenda no orçamento desde de 2007

- Falta de vagas em creches, em especial no Jardim Planalto e Jardim Angela

- muitas manifestações foram feitas pela necessidade de projetos de esporte, lazer e cultura, inclusive para os idosos da região.

O Vereador Francisco Chagas encerrou ressaltando a inovação que representa a Câmara Municipal de SP levar as audiências públicas até as regiões, próxima da população, para discutir as políticas públicas no bairro, onde o povo pode exercer seu direito de reivindicar diretamente ás autoridades presentes. Ressaltou também que essa audiência supre a necessidade de muitas reuniões que seriam feitas com cada secretaria e órgão do governo municipal.

Fez menção ao orçamento participativo, que era um espaço de discussão da população em sua região e que o atual prefeito infelizmente acabou. Criticou o esvaziamento das funções das subprefeituras que também cumpriam um papel de aproximação e solução mais eficaz dos problemas da população.

Enalteceu a importância da presença de muitos moradores e de entidades da sociedade civil que lá estiveram, agradeceu as autoridades presentes, e lamentou a ausência de algumas secretarias. Lembrou a todos que uma nova audiência será marcada para trazer respostas à população.

0 comentários:

Postar um comentário