quinta-feira, 4 de junho de 2009

Questões ao vereador 3

Seguindo os posts que mostram as respostas do vereador para perguntas que lhe enviamos, segue a última resposta. As próximas serão em vídeo.

Neste caso, trata-se de um tema muito interessante, a falta dos vereadores à algumas sessões como estratégia política.

  1. O senhor diz que os vereadores faltam em algumas sessões propositalmente, para não dar quórum nas votações. Como funciona isso? Não seria este tipo de atitude política que atrasam as questões no país? Estas questões são decididas pelo partido ou pelo vereador?

É justamente o contrário, essa estratégia de se retirar do plenário para não dar quórum a alguma votação serve para se evitar um ‘rolo compressor’ da maioria governista para a aprovação de uma proposta que deveria ser mais discutida pelos parlamentares antes de uma decisão que irá afetar o cotidiano da população. Este é um instrumento próprio da democracia que exige contestação – dissenso – e eventuais consensos. Somente em ditaduras ou regimes autoritários esses mecanismos são reprimidos. É importante considerar que o parlamento é um espaço de repercussão de vários interesses da sociedade, não havendo uma única visão de cidade, Estado ou do Brasil. Portanto, esses procedimentos de obstrução (protelação com base no regimento, adiamento, retirada do plenário, não registro de presença e outros) são necessários e indispensáveis na mediada que não temos um pensamento único sobre a cidade.

0 comentários:

Postar um comentário